MC-SD04-II
AMPI Adaptive MPI

Professor: Esteban Meneses (Costa Rica National High Technology Center)

Horarios: Quinta 25/01 de 14:00h às 18:00h

Resumo: Supercomputadores e grandes plataformas paralelas apresentam diversos desafios para o desenvolvimento de aplicações paralelas, tais como a exposição de concorrência, otimização de movimentação de dados, controle de balanceamento de carga, tratamento com heterogeneidade, tratamento de variações no comportamento de aplicações e tolerância a faltas. Para se lidar com esses desafios, uma ênfase em conceitos importantes como sobredecomposição, assincronia, migrabilidade e adaptatividade são necessários durante o desenvolvimento de aplicações.
Para apresentar todas essas características, os ambientes de execução (runtimes) precisarão se tornar introspectivos e prover suporte automático a múltiplas tarefas que atualmente são responsabilidade de pessoas programadoras. Esta palestra busca expor as pessoas participantes aos conceitos anteriormente mencionados, mostrando como suas implementações, em conjunto com um ambiente de execução introspectivo, pode levar ao desenvolvimento de aplicações que escalam independentes de plataformas.

Objetivo: O minicurso foca no ambiente e paradigma de programação paralela Charm++ e sua implementação do padrão MPI através do Adaptive MPI (AMPI). Charm++ provê um modelo de programação paralela orientado a objetos baseado na troca de mensagens assíncronas. Seu ambiente possibilita a sobreposição de cálculo e comunicação de forma automática, balanceamento de carga, tolerância a faltas e checkpoints para execuções particionadas, entre outros. A abordagem busca prover um guia para a migração de aplicações em MPI para o ambiente de execução de Charm++ e AMPI.