MC-A05
Concepção e Princípios para a modelagem de museus virtuais

Professor: Alfredo E. Rodrigues Matta (Universidade do Estado da Bahia - UNEB)

Horarios: De Segunda (07/02) a Sexta (11/02) de 15:30h às 17:00h

Resumo: O curso, no formato de oficina, compreende, inicialmente, o estudo dos princípios a serem considerados para a elaboração de um Museu Virtual, para seguir na direção da concepção e processo de reunião do acervo. Passamos então a desenvolver o design cognitivo e posteriormente a modelagem do Museu Virtual e depois dialogaremos sobre o processo de sua implementação, assim como também sobre a continuidade sobre a continuidade dos ciclos de seu desenvolvimento.

Objetivo: Objetivo global do curso:
  1. Desenvolver todas as etapas de produção de um Museu Virtual.

Objetivos de processo:
  1. Entender as etapas e elementos da modelagem cognitiva aplicada aos Museus Virtuais.
  2. Desenvolver acervo para museu virtual.
  3. Definir conceitos para design do museu.
  4. Modelar casos de exemplo
  5. Implementar e desenvolver continuamente o museu exemplo.


Elementos de Conteúdo:
  1. Desafio Cognitivo contemporâneo e sociedade em rede. Metodologia DBR.
  2. Design Cognitivo e princípios para interpretação do virtual e da concepção de Museu Virtual
  3. Construção de acervo para Museu Virtual.
  4. Procedimento de Design Cognitivo.
  5. Implementação, construção e gestão continuada de Museus Virtuais


Objetivos terminais e cenários de aprendizagem:
  1. Objetivo de processo 1: Entender as etapas e elementos da modelagem cognitiva aplicada aos Museus Virtuais. Será feita exposição e discussão sobre os princípios e interpretações sobre a sociedade atual, seu processo cognitivo em rede, de caráter fortemente digital, ou ao menos fortemente apoiado pelo ambiente digital; assim como sobre a virtualidade e dialogia das arquiteturas cognitivas, sobre a definição de Museu Virtual e sobre a elaboração destes museus. Os conceitos e discussões basilares serão apresentados e serão tema de diálogo. O diálogo sobre os conceitos e a presença de reflexão crítica sobre eles nos estudantes será considerada a avaliação deste objetivo.
  2. Objetivo de processo 2: Desenvolver acervo para museu virtual. Realização da escolha de tema e construção elementar de acervo para Museu Virtual. Este momento vai produzir um esboço ou coleção mínima de acervo para Museu Virtual em cada estudante. O Acervo coletado será avaliação desta etapa.
  3. Objetivo de processo 3: Definir conceitos para design do museu virtual escolhido. Definição dos conceitos e articulações de design de cada museu e elaboração dos argumentos norteadores do design. Este momento vai produzir um esboço ou coleção mínima de acervo para Museu Virtual em cada estudante. O conjunto de princípios definido, por museu, será a produção que indica avaliação desta etapa.
  4. Objetivo de processo 4: Modelar casos exemplo. Construir a prática elementar de Museu Virtual possível no tempo disponível. O desenvolvimento realizado, por museu, será a produção que indica avaliação desta etapa.
  5. Objetivo de processo 5: Implementar e desenvolver continuamente o museu exemplo. Produção e implementação do protótipo de Museu. A produção realizada indicará o cumprimento desta etapa, e servirá de avaliação.


Avaliação: A avaliação, coerentemente com o modelo pedagógico adotado, vigotskiano, é realizada sobre o processo e não sobre os resultados como tradicionalmente. Isso significa que a avaliação é feita a cada encontro, que deverá produzir um resultado prático concreto. A avaliação por processo e cumprimento de etapa será a estratégia adotada.

Macro organização do curso: o curso tem uma estrutura sequencial e evolutiva de processo de produção de Museu Virtual básico/elementar.

Bibliografia:
  1. CALLERY, Bernadette G. Collaborative Access to virtual museum. I: _____. Collection Information. New York: The Hawort Information Press, 2004. v.7.
  2. CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
  3. CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
  4. FERDANI, Daniele; PEGANO, Alfonsina; MORAMED, Farouk. Terminoly, Definitions and Types for Virtual Museums. Rome, 2014. Disponível em: <http://www.academia.edu/6090456/Terminology_definitions_and_types_of_Virtual_Museums>. Acesso em 17 maio 2016.
  5. Gomes , Maria Antônia Lima. MUSEU VIRTUAL PARA O ANTIGO TEATRO SÃO JOÃO DA BAHIA, ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM SOCIOCONSTRUTIVISTA. 2017. Tese (Doutorado em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia, . Orientador: Alfredo Eurico Rodrigues Matta.
  6. MARTINS, LUCIANA CONCEIÇÃO DE ALMEIDA. HISTÓRIA PÚBLICA DO QUILOMBO CABULA: REPRESENTAÇÕES DE RESISTÊNCIAS EM MUSEU VIRTUAL 3D APLICADA À MOBILIZAÇÃO DO TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA. 2017. Tese (Doutorado em Dout. Multi-instit. Multdisc. Difusão Conhecimento) - Universidade do Estado da Bahia, . Coorientador: Alfredo Eurico Rodrigues Matta.
  7. MATTA, A. . Desenvolvimento de metodologia de design socioconstrutivista para a produção do conhecimento. In: GURGEL, Paulo; SANTOS, Wilson. (Org.). Saberes plurais, difusão do conhecimento e práxis pedagógica. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2012, v. 1, p. 237-258.
  8. MATTA, A. . Novas Linguagens para a História. Revista do Instituto Histórico e Geographico Brazileiro, v. 175, p. 267-290, 2014
  9. MATTA, A. ; SILVA, F. P. S. ; BOAVENTURA, E. M. . Design-based research ou pesquisa de desenvolvimento: metodologia para pesquisa aplicada de inovação em educação do século XXI. Revista FAEEBA, v. 23, p. 23-36, 2014.
  10. REIS, LARISSA DE SOUZA. MUSEU VIRTUAL DE CONTOS AFRICANOS E ITAN: CONTRIBUIÇÃO À IMPLEMENTAÇÃO DA LEI No. 10.639/03. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Alfredo Eurico Rodrigues Matta.