Jornada em Ciência de Dados


30 de janeiro a 03 de fevereiro de 2023


'


SOBRE O EVENTO


O tratamento do dilúvio de dados sendo produzido pelas ciências e por bilhões de usuários de serviços de Internet globais se apresenta como um dos grandes desafios para a atual sociedade do conhecimento. Apresentado de forma geral como um vetor de múltiplas facetas, o fenômeno ainda está sendo interpretado pelos cientistas e vem impulsionando iniciativas em diversas áreas.

Nas ciências, o dilúvio apareceu como a expressão de uma nova maneira de investigação, incitando biólogos, astrônomos, bioquímicos, e demais pesquisadores em diversas áreas científicas, a enfrentarem problemas computacionais na chamada e-ciência, que se tornam barreiras para as suas descobertas. Na indústria, o dilúvio de dados aparece em sintonia com o ambiente de computação em nuvem, provendo escalabilidade e tolerância a falhas, em ambientes computacionais cada vez mais complexos e de tamanho proporcional ao desafio. Na setor governamental, há oportunidade de se debruçar sobre imensas bases de dados do setor público com vistas a gerar planejamento mais eficiente bem como novos serviços que possam melhorar o atendimento ao cidadão.



Novas profissões especializadas no trato e, principalmente, na análise e interpretação de grandes volumes de dados, surgiram trazendo o método científico para o setor empresarial. Neste contexto, observa-se que a demanda por profissionais com formação de cientista de dados é crescente no eixo ciência-indústria-governo. Esse profissional tem uma expectativa de formação tipicamente sólida em ciência da computação e aplicações, modelagem, estatística, analítica e matemática, além do conhecimento mínimo do domínio de aplicação, dada a atuação intrinsecamente interdisciplinar. A Jornada de Ciência de Dados tem por objetivo apresentar um resumo das áreas envolvidas nesta nova disciplina projetando o LNCC como instituição nacional de referência nesta área. Adicionalmente, propõe-se organizar um Workshop de 1 dia (6a feira, 05/02/2020) onde representantes do governo, academia e indústria discutirão os desafios na área e perspectivas de projetos conjuntos.

Organização

  • Fabio André Machado Porto - LNCC
  • Eduardo Soares Ogasawara - CEFET-RJ
  • Eduardo Bezerra - CEFET-RJ
Aviso: A programação completa da Jornada em Ciência de Dados será atualizada em breve