O tratamento do dilúvio de dados sendo produzido pelas ciências e por bilhões de usuários de serviços de Internet globais se apresenta como um dos grandes desafios para a atual sociedade do conhecimento. Apresentado de forma geral como um vetor de múltiplas facetas, o fenômeno ainda está sendo interpretado pelos cientistas e vem impulsionando iniciativas em diversas áreas.
Nas ciências, o dilúvio apareceu como a expressão de uma nova maneira de investigação, incitando biólogos, astrônomos, bioquímicos, e demais pesquisadores em diversas áreas científicas, a enfrentarem problemas computacionais na chamada e-ciência, que se tornam barreiras para as suas descobertas. Na indústria, o dilúvio de dados aparece em sintonia com o ambiente de computação em nuvem, provendo escalabilidade e tolerância a falhas, em ambientes computacionais cada vez mais complexos e de tamanho proporcional ao desafio. Na setor governamental, há oportunidade de se debruçar sobre imensas bases de dados do setor público com vistas a gerar planejamento mais eficiente bem como novos serviços que possam melhorar o atendimento ao cidadão.
O Workshop contará com sessões técnicas proferidas por palestrantes convidados com duração de 30 minutos e palestras plenárias de 1 hora de duração. Contará, igualmente, com um painel de discussão sobre os desafios da área e possibilidade de projetos conjuntos. Espera-se uma participação diversificada contemplando governo, academia e indústria.
Abertura e visão geral das atividades de Ciência de Dados no LNCC